Quem foi Graham Hill?

por Leandro Castro*

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Graham HillNo dia 29 de novembro, o mundo do automobilismo lembrou-se da morte de um dos pilotos mais talentosos da Fórmula 1, Norman Graham Hill. Conhecido pela sua inteligência e paciência, bateu recordes que até hoje não foram igualados.

Hill venceu 14 vezes na Fórmula Um, sendo cinco vezes o GP de Mônaco. Por causa dessas vitórias, ganhou o apelido de Mr. Mônaco. Além disso, é o único piloto que conseguiu vencer a Tríplice Coroa do Automobilismo: As 500 Milhas de Indianápolis, O Campeonato Mundial de Fórmula Um e as 24 Horas de Le Mans. Ele também é o piloto que mais participou de temporadas da F1: 18 campeonatos.

Na própria Fórmula 1, o piloto iniciou sua carreira em 58, correndo pela Lotus, que também fazia sua estreia na categoria. Depois de dois anos sem marcar sequer um ponto, entrou na BRM, e venceu seu primeiro campeonato em 1962.

hill 1962 Graham Hill no GP de Mônaco em 1962

Seu segundo título veio depois de voltar para a Lotus, em 1968. Nesse mesmo ano, ele venceu o Grande Prêmio da Espanha, com a Lotus patrocinada pela Gold Leaf, na primeira aparição de um carro estampado por uma empresa tabagista.

Hill GP Espanha 19681968 – Graham Hill em ação no GP da Espanha

No final de sua carreira, chegou a montar sua própria equipe, a Embassy Hill. Mas em 29 de novembro de 75, Graham e mais cinco membros de sua equipe, incluindo o piloto Tony Brise, estavam voltando de testes realizados em Paul Ricard, em um avião particular, quando cairam perto de Elstree. Tragicamente, todos morreram no acidente.

kelkar01Outra marca histórica, que cerca o seu nome, é o fato de seu filho, Damon Hill (na foto ao lado, ainda criança), também ter sido campeão mundial de Fórmula 1, em 96. O primeiro e único caso de pai e filho com títulos na mesma categoria.

Números do piloto: 14 vitórias, 13 poles, 36 pódios, 175 Grandes Prêmios disputados e 2 títulos mundiais.

* Leandro Castro é colunista de automobilismo e escreve também para o formulatotal.wordpress.com

Grandes Corridas – Michael Schumacher e Barcelona, em 96 >>

Mercedes e Flechas de Prata – Histórico no automobilismo >>

Mais sobre automobilismo >>

Página principal >>

4 comentários em “Quem foi Graham Hill?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *